Carnaval 2024: checklist de segurança para foliões

Antes de sair de casa para curtir o Carnaval, é importante estar atento à segurança pessoal para evitar acessos indevidos a contas bancárias digitais 

Com menos de um mês para a chegada da festa que toma conta das ruas do país, as pessoas já se preparam para botar o bloco na rua para curtir o Carnaval. Fantasia, purpurina e protetor solar: tudo é especialmente pensado e planejado para não faltar nada durante a folia. Porém, o feriado também é momento de ficar atento à segurança pessoal para evitar perrengues.


Pensando nisso, a Wise preparou algumas dicas para ajudar quem quer curtir o Carnaval a evitar dores de cabeça com a grana em aplicativos financeiros caso tenha o celular roubado. Confira: 


1. Reforce a segurança do cartão pelo aplicativo

Ajuste os limites do cartão e de transações direto no aplicativo, com rapidez e sem burocracia. Além disso, cheque se há a opção de ativar a necessidade de senha a cada uso do aplicativo, e também ativar e desativar o cartão pelo celular de acordo com sua necessidade. Sempre que possível, adicione a verificação em duas etapas, que pode ser código enviado por SMS, chamada de voz ou uma notificação no aplicativo.


2. Seja rápido em caso de imprevistos

O usuário que perder ou tiver o celular roubado deve entrar em contato com a instituição imediatamente — seja por e-mail ou por telefone. Assim a empresa consegue agilizar o bloqueio de transações indevidas. Essa dica vale também para o bloqueio do chip do aparelho, por meio de contato com a operadora telefônica. 


Além disso, é importante efetuar cadastrar no aplicativo Celular Seguro, lançado pelo Governo Federal. Ele permite o bloqueio completo de celulares roubados ou furtados para evitar que criminosos tenham acesso aos dados da vítima.   


3. Mantenha seu e-mail e senha sempre atualizados

É importante ter controle dos aparelhos celulares que podem acessar sua conta, além de manter o seu e-mail e senhas atualizados. Assim, você consegue checar seus dados com facilidade e rapidez. Além disso, se perceber alguma atividade suspeita, deslogue imediatamente do app.


4. Registre o cartão nas carteiras virtuais

O Brasil é o 4º pais que mais utiliza carteiras digitais no mundo, de acordo com levantamento da Morning Consult. Usar esse recurso é uma boa pedida para manter seus cartões seguros. As carteiras digitais utilizam a criptografia para garantir a segurança das informações. Em alguns casos, o usuário também pode cadastrar a biometria, evitando o acesso de pessoas não autorizadas e também facilitando os pagamentos no meio do bloquinho.


5. Invista em doleiras e redobre a atenção

Usar celular e cartão sempre em doleiras por debaixo da roupa e evitar ficar com o aparelho desbloqueado em meio a multidões são boas medidas de segurança. Para quem estará em lugares públicos, outra dica importante é não utilizar wi-fi aberto, apenas a própria rede do celular, dificultando a invasão de pessoas mal-intencionadas e o vazamento de dados pessoais durante a navegação.


6. Atente para os preparativos

Caso precise comprar passagens, reserve hospedagem ou faça outras transações online. Evite salvar os dados do cartão em sites. Mesmo que sejam confiáveis, os sites estão sujeitos a ataques de hackers e vazamento de dados, principalmente se o celular for furtado. Por fim, é recomendável ter o hábito de monitorar o CPF no site do Serasa Antifraude, que informa se e-mail ou informações pessoais do usuário foram expostos em algum vazamento.

Sobre a Wise

A Wise é uma empresa global de tecnologia, que está construindo a melhor maneira de mover e gerenciar o dinheiro do mundo.

Com a Conta Wise e a Wise Business, pessoas e empresas podem manter saldo em 40 moedas, mover dinheiro entre países e gastar dinheiro no exterior. Grandes empresas e bancos também usam a tecnologia da Wise; uma rede completamente nova para o dinheiro do mundo. Co-fundada por Kristo Käärmann e Taavet Hinrikus, a Wise foi lançada em 2011 sob seu nome original, TransferWise. É uma das empresas de tecnologia mais rápidas e lucrativas do mundo e está listada na Bolsa de Valores de Londres sob o símbolo WISE.

16 milhões de pessoas e empresas usam a Wise ao redor do mundo. No ano fiscal de 2023, a Wise processou aproximadamente £ 105 bilhões em transações transfronteiriças, economizando aos clientes cerca de £ 1,5 bilhão.

Detalhes do Contato

Tópicos relacionados

Receive Wise news on your RSS reader.

Or subscribe through Atom URL manually