Compras internacionais no cartão de débito migraram do online para o presencial entre clientes Wise

Abertura de fronteiras e retomada das viagens de turismo provocaram pivotagem. Cartão de débito multimoedas foi lançado em dezembro pela fintech

À medida que as fronteiras reabriram para o turismo e que as pessoas passaram a se sentir mais confortáveis em voltar a viajar internacionalmente, os hábitos de compra e de consumo vistos nos últimos seis meses mudaram. Entre os consumidores brasileiros da Wise, empresa global de tecnologia que está construindo a melhor maneira de movimentar dinheiro ao redor do mundo, o uso do cartão internacional migrou do e-commerce internacional para lojas físicas no exterior. 

Os dados fazem parte de um levantamento realizado pela fintech para celebrar os seis meses desde que o cartão internacional da empresa foi lançado no Brasil, em dezembro. Os números vão ao encontro dos dados da Organização Mundial de Turismo (OMT), que dizem que o número de viagens internacionais aumentou em 182% no primeiro trimestre de 2022, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Compras online foram uma saída durante a quarentena e os constantes isolamentos, desde bens de consumo duráveis até mantimentos. Isso refletiu em compras internacionais, que também aumentaram durante o tempo em que os brasileiros ficaram em casa. Foram mais compras online do que presenciais: em janeiro deste ano, por exemplo, cerca de 47% das operações internacionais realizadas por brasileiros com o cartão da Wise eram voltadas para o e-commerce internacional, enquanto 41% eram gastos em lojas físicas em outros países. 

Com a gradual reabertura, os brasileiros foram saindo de casa, retomando viagens e transformando esses números: de fevereiro a junho, 55% dos gastos passaram a ser realizados presencialmente, em lojas físicas fora do Brasil, e apenas 35% ficou por conta do e-commerce internacional.

Os dados conversam também com um levantamento feito pela própria Visa, considerando todos os cartões da bandeira emitidos no Brasil, que apontou sete vezes mais cartões físicos em uso no mês de junho de 2022 do que no mesmo mês do ano anterior.

Retorno de viagens internacionais impulsiona gastos

Em março de 2022, uma pesquisa encomendada pela Wise e realizada pela Morning Consult constatou que os brasileiros estavam mais entusiasmados para viajar internacionalmente e menos receosos com a Covid-19. Na ocasião, mais da metade dos entrevistados (55%) planejava uma viagem para outro país em 12 meses, um aumento de 8% em relação à pesquisa de agosto de 2021.

Ilustrando essa pesquisa, os dados levantados pela Wise agora apontam que o principal uso dos cartões entre brasileiros, de fevereiro a junho, foi em meios de transporte e hospedagem, como passagens e Airbnb, o que aponta claramente para a retomada das viagens internacionais pelos usuários. Levantamento da Visa corrobora esse movimento: 25 vezes mais transações internacionais em bares, pubs, discotecas e transporte em junho deste ano em comparação com junho de 2021.

"Com base em nossas análises de comportamento do usuário, podemos afirmar que os clientes da Wise solicitaram o cartão no seu lançamento para já se preparar para quando as viagens pudessem acontecer novamente, o que, de fato, aconteceu no primeiro semestre de 2022", afirma Helene Romanzini, gerente de marketing de produto da Wise para América Latina, África e Oriente Médio. "Ficamos felizes em saber que os brasileiros finalmente voltaram a explorar o mundo sem fronteiras, agora contando com mais tranquilidade e comodidade com o cartão da Wise", diz. 

Se comparados os seis meses anteriores aos seis primeiros meses de operação do cartão no país, o volume transacionado pela Wise em reais cresceu 121%. O pico de requisições do cartão, que registrou um aumento de 130% no começo de abril, coincide com o período em que o dólar atingiu o menor valor em dois anos.

Para onde os clientes da Wise estão viajando?

Portugal foi o destino mais popular entre os clientes brasileiros do cartão da Wise. Segundo uma pesquisa da agência ViajaNet, o país europeu foi o destino mais pesquisado pelos brasileiros entre abril de 2019 e março de 2021. 

Depois de Portugal, os clientes brasileiros da Wise também têm o Reino Unido e os Estados Unidos entre os principais destinos. Além disso, a Wise é a única opção do mercado brasileiro com a moeda inglesa (libras esterlinas) disponível na conta multimoedas.

Facilidades do cartão digital

Na Wise, os clientes podem manter simultaneamente três cartões digitais com dados diferentes. Essa é uma excelente forma de manter a organização financeira e ter mais clareza sobre as categorias de despesas. O cliente pode vincular um cartão às carteiras digitais, usar outro para compras em e-commerce e o terceiro para programas de assinatura, por exemplo. Assim ele consegue controlar melhor quanto está gastando em cada categoria, além de ter mais facilidade em cancelar um cartão caso haja problema em alguma compra, sem prejudicar os demais serviços atrelados aos outros cartões.

Sobre a Wise

A Wise é uma empresa global de tecnologia, que está construindo a melhor maneira de mover e gerenciar o dinheiro do mundo.

Com a Conta Wise e a Wise Business, pessoas e empresas podem manter saldo em 40 moedas, mover dinheiro entre países e gastar dinheiro no exterior. Grandes empresas e bancos também usam a tecnologia da Wise; uma rede completamente nova para o dinheiro do mundo. Co-fundada por Kristo Käärmann e Taavet Hinrikus, a Wise foi lançada em 2011 sob seu nome original, TransferWise. É uma das empresas de tecnologia mais rápidas e lucrativas do mundo e está listada na Bolsa de Valores de Londres sob o símbolo WISE.

16 milhões de pessoas e empresas usam a Wise ao redor do mundo. No ano fiscal de 2023, a Wise processou aproximadamente £ 105 bilhões em transações transfronteiriças, economizando aos clientes cerca de £ 1,5 bilhão.

Detalhes do Contato

  • Baixar vCard

Receive Wise news on your RSS reader.

Or subscribe through Atom URL manually