Wise reduz taxas após apenas três meses operando sob sua própria licença de corretora de câmbio

Taxa até 40% mais barata é o primeiro benefício que a empresa oferece aos clientes brasileiros que enviam dinheiro para o exterior após início da operação com a licença

São Paulo, 24 de maio de 2021 - A Wise, empresa de tecnologia financeira global especializada em envio de dinheiro internacionalmente, anuncia uma redução média de 40% no valor da tarifa para os clientes que queiram enviar dinheiro para o exterior. A novidade é o primeiro resultado da empresa após o início da operação sob a licença de corretora de câmbio autorizada pelo Banco Central no começo do ano. Atuar como instituição financeira regulada permite à Wise agilizar seus processos, otimizando custos e expandindo a oferta de produtos no país.

De acordo com dados de estudo recente encomendado pela Wise ao Grupo Croma, a falta de transparência dos valores tarifários apresentados pelas instituições gera dúvidas sobre o valor final e representa um dos principais desafios na hora de realizar a transação (citado por 29% dos entrevistados), já que muitas pessoas desconhecem as tarifas cobradas para transações financeiras internacionais. O resultado está alinhado com os fatores decisivos na hora de transferir dinheiro para fora do País. Quando questionados sobre os atributos priorizados na tomada de decisão sobre a escolha da empresa para realizar transferências internacionais de dinheiro, a conveniência (37%) é o principal. 

"Transferir dinheiro internacionalmente ainda é uma tarefa difícil e cara, mas estamos trabalhando para solucionar isso. Nossa missão é fornecer um serviço mais rápido, mais barato, mais conveniente e transparente, para ajudar nossos clientes a economizarem. A autorização para atuar como corretora de câmbio no Brasil reflete nosso compromisso com os clientes brasileiros e nosso investimento no País, que é um dos cinco mercados prioritários para a empresa globalmente", afirma Diana Ávila, líder global de Parcerias Bancárias e Expansão da Wise.

Além da redução no valor da tarifa, a empresa também começou a incorporar um novo método de pagamento à plataforma e, nos próximos meses, todos os clientes poderão realizar pagamentos via cartão de crédito - além de boleto e transferência bancária (TED). No Brasil, a maior parte das transferências internacionais da Wise acontece em menos de 24 horas - sendo que 10% delas chegam ao destino em menos de uma hora. Com o pagamento via cartão de crédito, a maioria das transações para mais de 20 moedas, incluindo Euro e Libras Esterlinas, se tornarão instantâneas.

“A Wise construiu uma rede global de pagamentos que tem como objetivo tornar as movimentações financeiras mais transparentes e as transferências internacionais tão fáceis quanto as locais. Percebemos que as principais dificuldades dos nossos clientes estão relacionadas ao entendimento  do processo do começo ao fim, e isso faz sentido, já que a maioria dos players não fornece informações claras sobre tarifas, prazos e etapas aos clientes. Oferecer uma experiência conveniente, instantânea, transparente e justa é prioridade para a Wise”, explica a executiva.

A relação do brasileiro com moedas estrangeiras

Da base de pessoas entrevistadas pela pesquisa realizada pela Croma a pedido da Wise, grande parte (82%) fez compras com o cartão de crédito em moedas estrangeiras no último ano. Ainda: 50% enviou ou transferiu dinheiro para fora do país, 42% recebeu dinheiro de outro país e 41% realizou uma transação de câmbio. E 58% dizem ter a intenção de transferir dinheiro nos próximos 12 meses.

Com relação aos canais utilizados para transferências internacionais, as plataformas digitais/aplicativos são as mais conhecidas (69%), as mais usadas (57%, seguidas dos bancos com 48%) e também as preferidas (52%; os bancos aparecem na sequência com apenas 28%). Os dados mostram que apesar da alta taxa de uso de bancos para esse tipo de transação, sua preferência é consideravelmente mais baixa, o que indica certa frustração com o canal. E essa predileção pelas plataformas online tende a se manter, já que quando questionados sobre a intenção de realizar esse tipo de movimentação financeira no futuro, 61% das pessoas disseram que pretendem fazê-lo por meio de plataformas digitais e aplicativos (contra 40% que afirmaram pretender usar os bancos).

Metodologia da pesquisa

Questionário online quantitativo, respondido por 603 entrevistados, homens e mulheres, com 18 anos ou mais, das classes ABC, que realizaram operações de transferência de dinheiro para o exterior nos últimos 12 meses ou que realizaram compras de produtos/serviços em moeda estrangeira.

Sobre a Wise

A Wise é uma empresa global de tecnologia, que está construindo a melhor maneira de mover e gerenciar o dinheiro do mundo.

Com a Conta Wise e a Wise Business, pessoas e empresas podem manter saldo em 40 moedas, mover dinheiro entre países e gastar dinheiro no exterior. Grandes empresas e bancos também usam a tecnologia da Wise; uma rede completamente nova para o dinheiro do mundo. Co-fundada por Kristo Käärmann e Taavet Hinrikus, a Wise foi lançada em 2011 sob seu nome original, TransferWise. É uma das empresas de tecnologia mais rápidas e lucrativas do mundo e está listada na Bolsa de Valores de Londres sob o símbolo WISE.

16 milhões de pessoas e empresas usam a Wise ao redor do mundo. No ano fiscal de 2023, a Wise processou aproximadamente £ 105 bilhões em transações transfronteiriças, economizando aos clientes cerca de £ 1,5 bilhão.

Detalhes do Contato

Tópicos relacionados

Receive Wise news on your RSS reader.

Or subscribe through Atom URL manually