São Paulo, 17 de Setembro de 2024 - A Wise, empresa global de tecnologia que está construindo a melhor maneira de movimentar dinheiro ao redor do mundo, alcançou mais um marco significativo no mercado brasileiro ao receber a licença de Instituição de Pagamento (IP) do Banco Central do Brasil.
A autorização concede à fintech a capacidade de se conectar diretamente ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e ao Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI - infraestrutura que viabiliza o Pix), eliminando a necessidade de intermediários e aprimorando ainda mais a transparência do processo para os clientes. "A obtenção da licença é uma conquista para a Wise e reforça nosso compromisso em aprimorar a experiência do nosso cliente no mercado nacional", afirma Enio Almeida, Diretor Executivo da Wise no Brasil.
O executivo também destaca que a licença impulsiona a competitividade e abre portas para o desenvolvimento de novos produtos: "a conexão direta com o Banco Central e ao SPB nos capacita a explorar futuras expansões de negócios e diversificação de produtos".
A Wise já possui conexão semelhante em outros países estratégicos, como Austrália, Singapura, Reino Unido e Hungria, o que fortalece ainda mais sua presença global. Almeida acrescenta que a licença de Instituição de Pagamento possibilitará à Wise oferecer, futuramente, contas de pagamentos com dados bancários em reais e chaves Pix para seus clientes em todo o mundo. "Os consumidores sentirão o impacto desta novidade à medida que lançarmos novas soluções, e simplificarmos a experiência dos serviços já oferecidos", conclui o executivo.
Nos últimos 12 meses, a Wise alcançou grandes marcos e proporcionou uma série de avanços significativos para seus clientes brasileiros:
Dois milhões de cartões: em agosto, a Wise atingiu o marco de dois milhões de cartões emitidos no Brasil, dobrando o número de emissões em um período de apenas 12 meses;
O dobro de clientes: a Wise cresceu 94% sua base de clientes no Brasil no último exercício financeiro - encerrado em 31 de março de 2024;
Wise e Nubank: por meio da integração com a Wise Platform, solução de infraestrutura global da Wise para bancos e grandes empresas, os clientes Ultravioleta do Nubank passaram a ter acesso à conta global 100% integrada e cartão de débito internacional diretamente no app do banco. Essa integração possibilitou que os clientes do Nubank gastem, convertam e gerenciem dinheiro internacionalmente.
Envio internacional facilitado pelo Pix: a Wise passou a permitir que indivíduos utilizem o Pix como método de pagamento para realizar transferência de dinheiro do exterior para o Brasil, tornando as transações mais rápidas e acessíveis.
Investimentos offshore simplificados: a fintech possibilitou que brasileiros realizem transferências de dinheiro para diferentes propósitos no exterior, abrindo portas para investimentos no exterior ao permitir o envio de dinheiro a corretoras internacionais. Essa iniciativa solidifica a posição da Wise como facilitadora para investidores que buscam oportunidades além das fronteiras nacionais.
Expansão de serviços para empresas no Brasil e no mundo: a Wise ampliou suas operações no Brasil, permitindo que empresas e indivíduos em todo o mundo enviem recursos diretamente para empresas brasileiras. Essa flexibilidade beneficia empresas e consumidores globais, facilitando transferências para organizações sediadas no Brasil.
Facilitação de pagamentos para profissionais freelancers: a plataforma passou a viabilizar o envio de dinheiro de empresas estrangeiras para profissionais freelancers no Brasil, simplificando o recebimento para aqueles que atuam de forma independente. Profissionais que prestam serviços para empresas internacionais também podem receber pagamentos de forma eficiente por meio da Wise.
Campanha de Transparência: a empresa divulgou em janeiro deste ano uma análise conduzida pela Alderson Consulting. O estudo revela que as tarifas ocultas em transações internacionais de dinheiro podem atingir até 6% do valor médio do câmbio de mercado. A Wise também trouxe ao Brasil a campanha #NadaaEsconder, que inclui uma petição global e visa cobrar pelo aumento da transparência do mercado de câmbio.
Sobre a Wise
A Wise é uma empresa global de tecnologia, que está construindo a melhor maneira de mover e gerenciar o dinheiro do mundo. Com a Conta Wise e a Wise Empresas, pessoas e empresas podem manter saldo em mais de 40 moedas, transferir dinheiro entre países e gastar no exterior. Grandes empresas e bancos também utilizam a tecnologia da Wise; uma rede completamente nova para o dinheiro do mundo.
Uma das empresas de tecnologia lucrativas de crescimento mais rápido do mundo, a Wise foi lançada em 2011 e está listada na Bolsa de Valores de Londres sob o ticker WISE. No ano fiscal de 2024, cerca de 13 milhões de pessoas e empresas utilizaram a Wise, que processou aproximadamente £118 bilhões em transações internacionais e economizou mais de £1,8 bilhão para os clientes.
Detalhes do Contato
-
- Enio Almeida
- Chief Risk Officer (CRO) para a América Latina. Anteriormente, liderou a área de Risco Operacional da Wise em Londres. Enio possui ampla experiência em gestão de riscos, excelência operacional e desenvolvimento de negócios, tendo liderado projetos multidisciplinares em diversos países. Ao longo de sua carreira, atuou em empresas como HSBC, UnitedHealth Group e WEX Payments, onde se destacou na implementação de processos inovadores com foco no cliente, gerando valor sustentável para clientes e acionistas. É formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná e possui um MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas.
Copiar link
https://newsroom.wise.com/pt_BR-LAM/249733-wise-obtem-licenca-de-instituicao-de-pagamento-do-banco-centralTópicos relacionados
Notícias relacionadas
Brasileiros gastaram 708 milhões de dólares em tarifas ocultas em transações de envio internacional de dinheiro em 2024
Pesquisa encomendada pela Wise à EDC mostra que em 2024, os brasileiros gastaram 14,19% a mais com tarifas ocultas se comparado ao valor gasto em 2023, de 620 milhões de dólares
Wise lança campanha para impactar microempresas que desejam expandir internacionalmente
Primeira conta global para PJs no Brasil a oferecer cartão de débito internacional associado à conta é destaque em mídia online e OOH de campanha assinada pela Energy BBDO
Wise, Visa e Debinha conectam futebol com finanças internacionais em nova campanha
Com filme em canais de TV fechada e cinema, peças digitais e mídia em aeroportos, campanha tem a craque brasileira de futebol como embaixadora
10 dicas para se planejar para as férias de julho e evitar surpresas
Desde a organização de documentos importantes, como passaportes e vistos, até a preparação financeira, cada etapa é importante para uma viagem