Wise traz ao Brasil a campanha #NadaaEsconder e petição global que cobra pelo aumento da transparência do mercado de câmbio
Você já parou para pensar que talvez não saiba o quanto exatamente paga de tarifas em cada transação financeira que faz no dia a dia? Pensando nisso, a Wise lançou no Brasil a campanha #NadaaEsconder, que inclui uma petição global pelo aumento da transparência do mercado de câmbio. A campanha defende que a transparência dos preços seja um padrão global. Desde que foi lançada, há menos de um mês, a petição já recolheu mais de 500 assinaturas.
A Wise também realizou um estudo para checar se as instituições financeiras apresentam de maneira clara todas as tarifas envolvidas no processo de envio internacional de dinheiro. Os resultados revelaram que a maioria dos provedores utiliza taxas de câmbio infladas sem informar os usuários quais tarifas compõem essa taxa. O único custo geralmente destacado é o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Alguns provedores incluem custos não identificados que podem chegar a 5.8% do valor do câmbio de mercado. Isso significa que, em um dos competidores analisados, há um custo extra de R$ 58,88 pago pelo cliente em uma operação de câmbio de 200 dólares americanos (equivalente a R$ 985,76).
Por isso, a Wise destaca cinco dicas para os consumidores ficarem atentos às tarifas ocultas e cobranças indevidas:
1. Revise o custo total: certifique-se de que o provedor oferece a oportunidade de revisar o custo total da transação antes de efetuar o pagamento. Isso garante transparência e permite que o consumidor tome decisões informadas.
2. Desconfie de "tarifa zero": não se deixe enganar por ofertas de "tarifa zero". Muitas vezes, essas ofertas podem esconder custos extras nas letras miúdas ou inflar a taxa de câmbio. É fundamental analisar todas as condições antes de realizar a transação.
3. Fique atento à taxa de câmbio de mercado: prefira serviços que ofereçam a taxa de câmbio de mercado. Muitos provedores não convertem o dinheiro na taxa apresentada pelo Google ou Reuters. Buscar serviços que utilizem a taxa de câmbio média de mercado contribui para evitar surpresas desagradáveis.
4. Analise os extratos: examine regularmente seus extratos bancários, faturas dos cartões e outros documentos financeiros para identificar quaisquer cobranças incomuns ou desconhecidas.
5. Procure por informações de suporte ao cliente: se não tiver certeza sobre uma taxa específica, entre em contato com o provedor do serviço financeiro utilizado e solicite esclarecimentos sobre as cobranças.
Para se manter atualizado sobre os progressos feitos no âmbito da transparência de tarifas, o consumidor pode assinar a petição global da Wise e receber novidades sobre o tema. Quanto mais assinaturas, mais cobrança se coloca nos players do mercado.
Sobre a Wise
A Wise é uma empresa global de tecnologia que está construindo a melhor forma de mover e gerenciar o dinheiro no mundo.
Com a Wise Account e a Wise Business, pessoas e empresas podem manter saldo em 40 moedas diferentes, transferir dinheiro entre países e gastar no exterior. Grandes empresas e bancos também utilizam a tecnologia da Wise, uma rede totalmente nova para o dinheiro global. Como uma das empresas de tecnologia lucrativas que mais crescem no mundo, a Wise foi lançada em 2011 e está listada na Bolsa de Valores de Londres sob o código WISE.
No ano fiscal de 2024, cerca de 12,8 milhões de pessoas e empresas utilizaram a Wise, que processou aproximadamente £118,5 bilhões em transações internacionais, economizando mais de £1,8 bilhão para seus clientes.
Detalhes do Contato
Tópicos relacionados
Notícias relacionadas
Olimpíadas é o evento esportivo preferido por mulheres que viajam ao exterior
Pesquisa aponta que 17% das mulheres brasileiras já viajou para acompanhar algum tipo de competição esportiva
Mulheres de todas as idades priorizam contas multimoedas em viagens internacionais, aponta pesquisa encomendada pela ...
Dados revelam que apesar de se preocuparem com gastos excessivos, mulheres confiam na segurança e praticidade de uma conta multimoeda fora do Brasil
10 dicas para se planejar para as férias de julho e evitar surpresas
Desde a organização de documentos importantes, como passaportes e vistos, até a preparação financeira, cada etapa é importante para uma viagem
Quebrando barreiras para abrir caminho para as mulheres na tecnologia
*Por Isabel Naidoo, diretora de People da Wise
Vai fazer intercâmbio? Cinco dicas para se preparar para a viagem
Moeda, custo de vida e até sistema de saúde são fatores decisivos na hora de planejar