Doleira, e-wallet e muito mais: checklist para curtir o Carnaval em segurança

Fintech Wise lista sugestões para que folião não passe por apuros financeiros durante as festas, que acontecem na segunda quinzena de fevereiro

O mês de fevereiro traz com ele uma das festas mais populares do Brasil: o Carnaval. Confete, serpentina, fantasias e muita irreverência marcam a festa nos quatro cantos do país. Mas nem tudo é celebração: o período também é marcado pelas ocorrências de furtos, roubos e perdas de bens, especialmente carteiras e celulares.

Uma descoberta recente da empresa de segurança Kaspersky mostra que o cenário deste ano é ainda mais delicado, depois de cibercriminosos brasileiros desenvolverem um novo tipo de golpe para roubar dados de cartões de crédito durante os pagamentos por aproximação, utilizando o malware Prilex.

Diante disso, a Wise, empresa global de tecnologia que está construindo a melhor maneira de movimentar dinheiro ao redor do mundo, listou algumas dicas para curtir a festa de Momo com mais segurança e evitar perrengues e acessos indevidos à conta do folião:

Reforce a segurança do cartão pelo aplicativo

Os clientes da Wise podem ajustar a qualquer instante os limites do cartão direto no aplicativo, com rapidez e sem burocracia. Além disso, há a opção de ativar a necessidade de senha a cada uso do aplicativo. "Os clientes da Wise ainda podem ativar e desativar o cartão pelo celular de acordo com sua necessidade. Também é possível adicionar a verificação em duas etapas, que pode ser código enviado por SMS, chamada de voz ou uma notificação no aplicativo da Wise", reforça Helene Romanzini, gerente de Marketing de Produto da Wise para América Latina, África e Oriente Médio.

Aja rápido em caso de imprevistos

O usuário que perder ou tiver roubado seu cartão ou celular deve entrar em contato com a Wise imediatamente, por e-mail ou telefone, para que a empresa agilize o bloqueio de transações indevidas. Isso vale também para o bloqueio do chip do aparelho, por meio da operadora telefônica.   

Registre o cartão nas e-wallets

Boa parte dos brasileiros usa cartões virtuais e armazená-los nas carteiras digitais é uma boa pedida. Elas têm recursos de criptografia para garantir a segurança das informações. Em alguns casos, o usuário também pode cadastrar a biometria, o que evita o acesso de pessoas não autorizadas.

Invista em doleiras e redobre a atenção

Usar celular e cartão sempre em doleiras por debaixo da roupa e evitar ficar com o aparelho desbloqueado em meio a multidões são boas medidas de segurança. Para quem estará em lugares públicos, outra dica importante é não utilizar redes abertas de internet, apenas a própria rede do celular, evitando a invasão de pessoas mal-intencionadas e o vazamento de dados pessoais durante a navegação.

Atente para os preparativos

Caso precise comprar passagens, reservar hospedagem ou fazer outras transações online, o ideal é manter as precauções. "Evitar salvar os dados do cartão em sites é o primeiro passo para evitar golpes. Mesmo que sejam confiáveis, os sites estão sujeitos a ataques de hackers e vazamento de dados, principalmente depois do roubo do celular", explica Helene.

Por fim, é recomendável ter o hábito de monitorar o CPF no site do Serasa Antifraude, que informa se o e-mail ou informações pessoais do usuário foram expostos por meio de vazamento.

Sobre a Wise

A Wise é uma empresa global de tecnologia, que está construindo a melhor maneira de mover e gerenciar o dinheiro do mundo.

Com a Conta Wise e a Wise Business, pessoas e empresas podem manter saldo em 40 moedas, mover dinheiro entre países e gastar dinheiro no exterior. Grandes empresas e bancos também usam a tecnologia da Wise; uma rede completamente nova para o dinheiro do mundo. Co-fundada por Kristo Käärmann e Taavet Hinrikus, a Wise foi lançada em 2011 sob seu nome original, TransferWise. É uma das empresas de tecnologia mais rápidas e lucrativas do mundo e está listada na Bolsa de Valores de Londres sob o símbolo WISE.

16 milhões de pessoas e empresas usam a Wise ao redor do mundo. No ano fiscal de 2023, a Wise processou aproximadamente £ 105 bilhões em transações transfronteiriças, economizando aos clientes cerca de £ 1,5 bilhão.

Detalhes do Contato

  • Baixar vCard

Tópicos relacionados

Receive Wise news on your RSS reader.

Or subscribe through Atom URL manually